A ferramenta de teste 438-II portátil e ideal para análise do motor pode ajudar a localizar, prever, evitar e solucionar problemas de qualidade de energia em sistemas de distribuição de energia trifásicos e monofásicos, ao mesmo tempo em proporciona aos técnicos informações mecânicas e elétricas que eles precisam para avaliar o desempenho do motor de forma eficaz.
- Avalie os principais parâmetros em motores diretos e motores impulsionados por sistemas específicos de transmissão de frequência variável, incluindo binário, RPM, potência mecânica e eficiência do motor
- Execute análises dinâmicas do motor por meio da plotagem do fator de redução de potência do motor em comparação com a carga, de acordo com as diretrizes NEMA/IEC
- Calcule a eficiência e a potência mecânica sem a necessidade de sensores mecânicos. Basta conectar aos condutores de entrada
- Meça parâmetros de energia elétrica como: tensão, corrente, potência, potência aparente, fator de potência, distorção harmônica e desequilíbrio para identificar características que causem impacto na eficiência do motor
Identifique problemas de qualidade de energia como quedas, picos, transitórios, harmônicos e desequilíbrio
- A tecnologia de dados do PowerWave capta dados rápidos de RMS e exibe médias de meio-ciclo e formas de onda para caracterizar a dinâmica do sistema elétrico (inicializações de gerador, variação de UPS etc.)
- A função da captura da forma de onda capta ciclos de 100/120 (50/60 Hz) para cada evento detectado, em todos os modos, sem configuração
- O modo transitório automático captura simultaneamente dados de forma de onda em 200 ks/s em todas as fases até 6 kV
Compatível com Fluke Connect®* - visualize dados no próprio instrumento por meio do aplicativo móvel Fluke Connect e do software para desktop PowerLog 430-II
Classificado com seguro para aplicações industriais 600 V CAT IV/1000 V CAT III classificado para uso na entrada de serviço e na rede interna
Funções de medição mecânica do Fluke 438-II
Binário do motor
Calcula a quantidade de força rotacional (exibida em lb.ft ou Nm) desenvolvida por um motor e transmitida a uma carga mecânica conduzida. O binário do motor é a única e mais crítica variável que caracteriza o desempenho mecânico e instantâneo de equipamentos rotativos acionados por motores elétricos.
Velocidade do motor
Fornece a velocidade de rotação do eixo do motor instantânea. Combinada com o binário do motor, a velocidade do motor fornece uma visão geral do desempenho mecânico de equipamentos rotativos acionados por motores elétricos.
Carga do motor mecânico
Mede a potência mecânica real (exibida em hp ou kW) produzida por motores e fornece um vínculo direto com condições de sobrecargas ao invés de simplesmente se basear na corrente do motor.
Eficiência do motor
Mostra a eficácia de cada motor dentro de uma máquina, linha de montagem, unidade fabril e/ou instalação, convertendo energia elétrica para trabalhos mecânicos úteis. Ao agregar a eficiência de alguns motores, a eficiência total (agregada) pode ser estimada. Comparações em relação à eficiência esperada do motor nas condições observadas podem ajudar a quantificar o custo associado à ineficiência do motor.
Como ela funciona
Usa algoritmos patenteados e o Analisador de qualidade de energia e de motor Fluke 438-II usa corrente trifásica e tensão de formas de ondas para calcular o binário do motor, a velocidade, a carga e a eficiência a uma velocidade de atualização de 1 segundo. O campo do espaço de ar do motor, como observado pela tensão/corrente de formas de ondas, fornece a base para as medições. Os sensores mecânicos e os testes sem carga invasivos são desnecessários, o que faz com que o funcionamento seja mais rápido para análise geral do desempenho do motor elétrico.
Tipos de motor
O Fluke 438-II pode analisar motores diretos e motores impulsionados por sistemas de transmissão de frequência variável (VFD, Variable Frequency Drive). O VFD deve ser um sistema controlado por tensão (VSI, Voltage Controlled System) com um intervalo de frequência/tensão de 40 a 70 Hz e um intervalo de portadora de 2,5 kHz a 20 kHz.
Análise do motor elétrico
O Fluke 438-II fornece o isolamento total dos parâmetros elétricos. Antes de começar a análise do motor, é recomendável fazer as medições de qualidade de energia de referência para avaliar o estado harmônico e o desequilíbrio na saída do serviço elétrico, já que estas duas propriedades podem ter um grave impacto negativo no desempenho motor.
Durante o modo de Análise do motor, os resultados são resumidos para desempenho elétrico, desempenho mecânico e redução (de acordo com as recomendações NEMA).
A escala de gravidade de cores em quatro níveis é fácil de compreender e indica o desempenho do motor em relação aos níveis de parâmetro elétrico recomendados, incluindo potência nominal, fator de potência, desequilíbrio e harmônicos.
screen view motor analyzer electrical
Para saber a potência mecânica, é possível visualizar instantaneamente a potência mecânica de saída juntamente com o binário de motor e a velocidade. A potência mecânica de saída é instantaneamente comparada à energia elétrica para fornecer medições eficientes instantâneas. Com essa característica, você pode medir facilmente o desempenho da máquina durante cada ciclo de funcionamento.
screen view motor analyzer mechanical
A tela de redução NEMA é atualizada na medida em que a carga e as condições elétricas mudam e cada nova medida é inserida no gráfico de tolerância como um ?+?. Neste exemplo, é possível ver que o motor está dentro da tolerância, mas está perto do fator de serviço. Isso indica que poderá ser necessário reduzir a qualidade de energia, executar a manutenção do motor ou fazer algum outro ajuste para melhorar o desempenho. Ao executar esses testes com frequência, é possível criar referências já conhecidas e tendências de desempenho, o que permite que sejam tomadas decisões de investimento em manutenção.